Como ganhar dinheiro como clickworker: vale a pena?

Clickworking é um método simples para ganhar uma grana extra pela internet e consiste em executar pequenas tarefas e criar textos.

Eu fiz isso por uns tempos, pois queria uma liberdade maior para ganhar dinheiro exercendo uma das minhas paixões: escrever.

Como eu não me sentia confortável em participar de um projeto grande e com maior responsabilidade, achei uma boa ideia começar devagar, com os microprojetos. Eu gosto de chamar de freelancing light, porque os ganhos são tão pequenos quanto os projetos, mas tem suas vantagens.

As empresas geralmente precisam de textos e dados estruturados para criar catálogos de produtos, descrições de atividades, para pesquisas de mercado etc. A carga de trabalho pode ser enorme, por exemplo, quando dezenas de milhares de descrições de artigos precisam ser criadas, ou centenas de milhares de endereços devem ser verificados ou complementados.

Este trabalho é geralmente único e limitado. Os resultados devem estar disponíveis rapidamente, e muitas vezes não há mais demanda após a conclusão da tarefa, sendo inviável para as empresas contratarem seus próprios funcionários.

Isso torna as plataformas de clickworking interessantes para essas empresas. Eles têm muitos usuários e softwares que dividem um pedido em centenas ou milhares de pequenos trabalhos. Esses micro empregos podem ser processados ​​por clickworkers, que recebem uma pequena taxa para cada tarefa concluída.

A vantagem em relação ao trabalho freelance normal é que os clickworkers não precisam se esforçar para encontrar empregos, nem precisam construir uma reputação de longo prazo. Normalmente, eles só precisam passar por um teste fácil. Se um micro emprego for muito difícil, você pode desistir de fazê-lo e simplesmente cancelá-lo sem quaisquer consequências negativas.

Uma das desvantagens para clickworkers é o baixo pagamento. Acumulações de dados variam entre 5 e 10 centavos por microjob. Os textos são pagos em média com um centavo por palavra. Apesar de não acontecer com muita frequência, o valor pode ser maior dependendo da urgência e pressão da empresa contratante.

A outra é que se você não é fluente em inglês vai encontrar uma dificuldade maior, pois a versão brasileira ainda está crescendo e não possui muita demanda.

Devido à baixa remuneração, o clickworking não é ideal para todos. Ajuda a ganhar uma grana a mais, mas é difícil apostar nessa modalidade como fonte de renda principal a não ser que você viva em um país com custo de vida muito baixo, como Índia, Indonésia ou Tailândia.

Por não haver a necessidade de fazer entrevistas de emprego, sair de casa ou cumprir rigorosas horas de expediente, fica mais fácil preencher as lacunas entre trabalhos que pagam mais em outras plataformas ou usar seu tempo livre para ganhar dinheiro com um hobby e ter uma renda extra.

Para duas horas de trabalho por dia, é possível fazer até US$100 por mês. Dá para ganhar mais trabalhando mais horas por dia, mas depende da disponibilidade de tempo e, no caso dos textos, da capacidade de criação de cada um, pois existem ferramentas que comparam os artigos para evitar plágios e cópias fiéis.

Clickworkers são pagos quando atingem um valor mínimo pré-determinado, em torno de US$ 10, sendo feito um depósito na conta bancária cadastrada. Vouchers ou vale-presentes não são práticas comuns como pagamento.

Eu sou registrada no Clickworker e no Textbroker.

clickworker.com

O Clickworker.com é considerado a maior das plataformas, pois reúne muitas microempresas e sempre há trabalho disponível. A desvantagem é que um texto pode passar por várias revisões, o que leva consideravelmente mais tempo do que o esperado para finalizar e, por conseguinte, receber. Apesar de ter vivido apenas experiências positivas, acho que os pedidos são um pouco imprecisos ou até mesmo contraditórios.

textbroker.com

O Textbroker.com limita-se a textos e classifica-os em diferentes categorias tendo uma boa oferta. Lá você encontra diversos tutoriais, treinamentos e informações sobre escrita para ajudar os autores a melhorar suas habilidades. Na maioria das vezes os pedidos são passados ​​diretamente pelo cliente e podem ser muito confusos.

Sempre leva algum tempo para se adaptar em um novo emprego, uma nova função ou atividade. Até lá, os microprojetos devem ser revisados com muito cuidado, podendo, naturalmente, estender o tempo de processamento para um micro trabalho. Isso se torna rotina muito rapidamente.

É claro que erros podem acontecer, como não se atentar a pontos importantes contidos nas instruções ou falhar completamente por não ter seguido as orientações corretamente. Isso não é grande coisa. O gerente de qualidade solicitará uma correção, pedirá para prestar mais atenção ao pedido da próxima vez e geralmente não passa disso.

Com o tempo, percebi que fui me estruturando melhor, especialmente ao escrever textos. No começo, tive dificuldade para organizar as ideias, e estruturar parágrafos com títulos primeiro, definindo o número aproximado de palavras por parágrafo e coletar o material de base pode auxiliar na elaboração de um artigo. Depois de construir este esqueleto, o texto pode fluir um pouco melhor.

Desta forma, um texto de 600 palavras pode ser dividido em quatro partes de 150 palavras. É muito mais fácil escrever 150 palavras de uma só vez que 600.

Clickworking paga mal e certamente não há comparação com um trabalho regular. No entanto, pode ser uma fonte de renda bem-vinda, especialmente em países onde a renda média é muito baixa. Além do mais, pode ser uma boa maneira de lucrar ao passo que melhora suas próprias habilidades de escrita.

Share

You may also like...

17 Responses

  1. Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    • rhama disse:

      Olá, muito obrigada! Fiquei muito feliz com o seu comentário; é um grande incentivo pra eu continuar a criar meus textos. Um grande abraço!

      • RODRIGO BIE disse:

        Parabéns pelo seu trabalho, eu comecei na clickworker semana mês passado e sempre pensei nisso, o baixo retorno.

        • rhama disse:

          Olá, Rodrigo.
          Muito obrigada pela leitura.
          Caso esteja interessado no mundo freelancer, tente plataformas como Upwork, 20 pila etc. Em breve publicarei um texto sobre eles.
          Um abraço!

          • RODRIGO disse:

            Oi, teria como me passar algumas dicas.
            teria como falar em particular?

          • rhama disse:

            Olá, Rodrigo, como vai?
            Acabei e postar um texto com várias dicas sobre uma plataforma.
            Dá uma conferida 😉
            Muito obrigada pela visita.
            Sucesso!

        • Ana Paula disse:

          Como faço para me escrever pois quando coloco que sou do brasil fala que não tem vaga pra cá

  2. Leticia disse:

    Estou começando agora….

    • rhama disse:

      Olá, Leticia.
      Muito obrigada pela visita. Em breve publicarei um texto sobre plataformas para freelance, caso esteja interessada em mergulhar nesse mundo.
      Um beijo.

  3. Jennifer disse:

    que legal eu ate esta meio triste pq fiz um projeto e parecia que eu tinha recebido 57 euros mais depois deu negado talvez eu não tenha feito da forma correta mas não vou desistir

    • rhama disse:

      Oi, Jennifer, tudo bem?
      Postei agora um texto com várias dicas sobre uma plataforma e sobre segurança.
      Dá uma conferida 😉
      Muito obrigada pela visita.
      Sucesso!

  4. Flavia disse:

    Olá querido..Adorei o texto. Esclarecedor e auxilia na procura de empresas que possam remuneram bem
    Estou analisando tudo. Pretendo ser AV

  5. Ana Paula disse:

    Alguém me ensina como que escrevo, por favor, porque fica dizendo que não tem vaga para o Brasil,

    • rhama disse:

      Oi Ana Paula, como vai?
      Confere o texto que acabei de postar, tem várias dicas para uma plataforma que independe do país que você reside.
      Muito obrigada pela visita.
      Um abraço.

  6. Roger disse:

    Infelizmente não está liberando projetos para o Brasil (vi hoje, 08/08/2020).

    • rhama disse:

      Olá, Roger, como vai?
      Acabei e postar um texto com várias dicas sobre uma plataforma que tem muitos projetos com bastante frequência, e independe do país que você reside.
      Dá uma conferida 😉
      Muito obrigada pela visita.
      Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *